sexta-feira, 24 de abril de 2009

361cidades brasileiras não têm biblioteca

O dia 23 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, foi uma data criada pela Unesco para "promover a leitura, a publicação e a proteção da propriedade intelectual".
No Brasil, onde 10,5% da população com mais de 15 anos ainda é analfabeta, a data serve para lembrarmos dos desafios que o país enfrenta na difusão da leitura.
Um dos principais é a criação de um sistema decente de bibliotecas públicas, espaços fundamentais de acesso aos livros em qualquer país.

Em entrevista ao blog Prosa Online, a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Cavalcanti, detalha os principais problemas da área, e explica planos do governo. Ela diz que faltam profissionais capacitados, e que 361 municípios brasileiros ainda não possuem bibliotecas públicas.

Em quantas cidades brasileiras ainda não há biblioteca?
Vamos fazer um censo, com visitas in loco, para precisar isso. O número que temos hoje é de 361 municípios ainda sem biblioteca. No entanto, há também casos de cidades com bibliotecas cadastradas em nossa rede, mas onde o atual prefeito diz que a biblioteca não existe mais. Então temos que entender o que aconteceu, porque esses lugares receberam verba do governo. A biblioteca abriu, mas fechou? Ou não chegou a existir? É o que vamos apurar.

Até quando essas 361 cidades vão ter suas bibliotecas?
O material já está todo comprado, e deve ser enviado até o final de julho.

O material inclui o quê?
São 2 mil títulos selecionados por profissionais de diversas áreas, todos pelo menos com mestrado, e mais estantes, circulador de ar, computador, mesas para leitura, DVD, TV.

No ano passado, o governo disse que até dezembro todos os municípios brasileiros teriam pelo menos uma biblioteca. Por que o objetivo não foi atingido?
Tivemos problemas porque uma empresa entrou com um processo contra a licitação. Fizemos nossa parte, mas tivemos que esperar isso ser resolvido na Justiça.

Como se distribuem as bibliotecas pelas regiões brasileiras?
São 5151 bibliotecas: 361 no Norte; 1299 no Nordeste; 1819 no Sudeste; 444 no Centro Oeste e 1228 no Sul.

Quais são hoje as principais dificuldades do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas?
O governo federal está dando muito apoio para as bibliotecas, sabendo que o importante não é só o quantitativo, mas também a qualidade do serviço oferecido. A gente tem que se preocupar muito com isso. Estamos criando bibliotecas, modernizando acervos, mas precisamos também de profissionais capacitados trabalhando na ponta do processo.

Essa é a maior dificuldade hoje?
Especialmente nas bibliotecas municipais, esse é um grande problema. O salário é tão baixo que às vezes as cidades abrem concurso e não tem candidato. Ou então a pessoa passa no concurso e três meses depois larga o emprego. Muitas dessas bibliotecas não têm um profissional bibliotecário, mas apenas funcionários com segundo grau.

Quanto ganha, mais ou menos, um bibliotecário municipal?
No máximo, R$ 2 mil. Em geral, bem menos do que isso. Nas bibliotecas federais é melhor, porque o plano de carreira é diferente.

E o programa dos Pontos de Leitura? Quando começará a ser implantado?
Já foram selecionadas 550 pessoas, jurídicas e físicas, para os pontos de leitura. Cada uma vai receber um kit com 650 títulos, dois computadores e material para leitura. No início de maio esse material começa a ser enviado.

Fonte: Blog Prosa Online, dia 23.04.09, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Corujão no "O GLOBO" - BARRA - 19/04/09

Confira abaixo as imagens digitalizadas da reportagem que saiu no jornal "O GLOBO" da Barra, no dia 19 de Abril de 2009!

Reportagem de Karina Tavares
Fotos de Felipe Hanover








Clique nas imagens para ampliá-las!

O nosso carinho para todos que fazem da Barra a cada dia, um maior pólo de cultura e arte!

terça-feira, 14 de abril de 2009

E a poesia está em todo lugar!!

Abaixo, a mensagem do poeta e advogado Antonio Ricardo, diretor jurídico da Carvalho Hosken, dividindo um de seus momentos de poesia pura conosco, diretamente da janela de seu departamento!



Prezados Amigos,

Coroando a noite maravilhosa de ontem, compartilho com vocês a visão hoje aqui da empresa....

Poesia em estado bruto.
Autor: Deus.

Antonio Ricardo



E como nada é por acaso, aproveito a oportunidade para publicar uma crônica de um jovem historiador e ativista social, chamado Vitor Vogel. Porque o melhor deste espaço é poder conciliar os contrastes como os das luzes de um escritório sobre as luzes ilimitadas do horizonte, mas em um só sentido: o do sentir poético intrínseco a cada um nós.



Terça-feira, 14 de Abril de 2009
O tempo e a selva, de pedra

Sempre que começa a raiar o dia, lembro das vezes em que vi o nascer do sol do alto de uma montanha. Hoje, aqui na selva de pedra, assisto o nascer do astro rei no vigésimo primeiro andar de um espigão que tenho a honra de docilmente chamar de casa. Como “urbanóide” convicto que sou, não menosprezo as maravilhas feitas pelo homem. Mas, por outro lado, não descarto as que são produto da natureza. Tento perceber as sínteses múltiplas e infinitas que ambas podem gerar. Afinal, como um pólo dialético é dependente do seu oposto, a natureza necessita das criações humanas para que possamos valorá-las cada vez mais.

Nestes momentos busco refúgio nas solidões provocadas pelas temporalidades e suas análises. Tendo a explicar meus tempos através dos ritmos temporais dos outros fenômenos. Einstein, através de sua revolucionária teoria da relatividade, nos ensinou que as viagens que os fótons fazem entre as fontes de luz, os objetos opacos e os nossos olhos, nos iludem sobre a percepção do tempo. Apesar de não alterá-lo, nem muito menos mudar seu ritmo, somos docemente enganados. Nos afastar de um objeto pode mantê-lo como queremos vê-lo, independente do tempo que cruelmente segue seu ritmo.


Vitor Vogel

www.sabiosabia.blogspot.com


E não nos esqueçamos disso: Da importância de cada gesto, de cada conquista em nosso longo caminho... E também do majestoso e "simples" cenário que pode conceber cada uma delas.

Aquele abraço atemporal,

PARCERIAS, LANÇAMENTO, PRESENÇAS ILUSTRES, ANIVERSÁRIO... TUDO ISSO E AINDA MAIS ROLOU ONTEM NA BARRA!

Que noite de astral e muita energia positiva pairando sobre a Barra!
Para quem ainda não teve a oportunidade de acompanhar, fica o recado: NÃO PERCA O PRÓXIMO ENCONTRO! A cada edição o movimento cresce e agrega mais mentes e corações.
NÃO HÁ COMO NEGAR: A DiVersos e a Barra são sim um novo marco para a nossa campanha!
E vamos de imagens inesquecíveis, registradas pelo nosso parceiro querido Júlio Pereira!


A alegria de Dona Anna Maria Dutra e do publicitário e diretor de marketing da Carvalho Hosken, Ricardo Côrrea;




Momento para ser guardado: O poeta e diretor jurídico da Carvalho Hosken, Antonio Ricardo. ao lado de Ricardo Corrêa, Dona Anna e João Luiz de Souza;




Mais de Dona Anna, nos brindando com sua poesia e força;




A escritora Claúdia Gomes em noite de autógrafos de seu livro destinado principalmente aos jovens leitores;




A irreverência de Leão Leibovich, Igor Cotrim e Pedro Poeta em "Os Beepolares";




A simpatia do "Café DiVersos";




O talento de Joel Ferreira e Márcio Bragança;




A graça e a inteligência de Isabela Saboia e Beatriz Fittipaldi;




A outra Anna que brilhou na noite: Anna Marzocchi e João Luiz de Souza;




O abraço de João no aniversariante e grande poeta Mano Melo;




A poesia de peso e qualidade de Tonico Mercador que encantou a todos;




O orgulho da talentosa poeta e professora Helen Queiróz ao lado de uma de suas alunas;




O carinho e generosidade da juíza e coruja Thelma Fraga;




Ticiana Porto e Natália Parreiras brindam à sua produtora NUMAS;




A autora Claúdia Gomes e o talento do cantor e compositor Mombaça;


Quer ver mais?
Acesse: http://picasaweb.google.com/julioinx/CorujaoDiversos090413 na galeria do nosso fotógrafo Júlio Pereira!


Aquele abraço,

Contato:

contato@corujaodapoesia.com

Expediente

Natália Parreiras [Redação, Edição do blog e do site "corujaodapoesia.com" e Co-curadoria do movimento], é educadora formada em Letras pela UFPE e atualmente prepara seu quarto livro pela editora Ibis Libris.
Mais em: http://www.sonatainsone.blogspot.com/
Para contatá-la, escreva: natalia@corujaodapoesia.com