terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESTRÉIA DOS ARTIGOS DE CARLOS VEREZA NO BLOG DO CORUJÃO DA BARRA!

É com muito orgulho que passamos a publicar a partir de hoje em nosso espaço do Corujão da Barra, os artigos escritos pelo ator CARLOS VEREZA em seu blog pessoal (www.carlosverezablog.blogspot.com). Vereza que é um dos fundadores do Corujão, aborda temas humanos, políticos e sociais como artista experiente, apaixonado pelos livros e acima de tudo, como o sábio e curioso que é pela aventura da vida.
Confira abaixo sua última postagem, sobre o filme "Noites de Circo", de Bergman.


(Pintura de Johanna Leipold - http://www.atelierjohanna.com)

NOITES DE CIRCO

“Sei que é doloroso um palhaço se afastar do palco por alguém.Volta, que a platéia te reclama, sei que choras palhaço, por alguém que não te ama."

Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Em 1953, quando foi lançado nos cinemas da Suécia, o filme foi massacrado pela crítica que o classificou no mínimo, de “desagradável”, “chocante” e “um vômito de uma refeição mal digerida.”
Já Pauline Kael, considera Noites de Circo como “um dos mais sombrios filmes de Bergman, onde ninguém se salva da danação total.”
Revi-o quarenta e poucos anos depois de sua estréia no Brasil.
À época, não apreendi o forte aspecto existencial do filme. Acreditava que existia um projeto de felicidade para o Ser Humano, com Glenn Miller como fundo musical...
Percebi, com o tempo, que a “coisa” era mais para Charlie Parker soluçando ao sax, Around Midnight e morrendo drogado aos trinta e quatro anos.
Digressões à parte, meu reencontro com Noites de Circo, foi um verdadeiro soco abaixo da linha da cintura.
Bergman não tem exatamente uma visão Pollyanna da vida. Cada fotograma exala desesperança, e ao mesmo tempo, uma enorme ternura pela precariedade da condição humana.
No primeiro plano, carroças silhuetadas no cimo de uma montanha, deslizando como um cortejo fúnebre. Ouve-se o canto de um galo. O primeiro. Depois, Frost, o palhaço, numa cena antológica, carregando sua mulher que nadava nua para a delícia de um bando de soldados, numa incrível fotografia expressionista do mestre Sven Nykvist, remetendo a Cristo carregando a cruz no calvário. As quedas, a humilhação.
A precariedade do circo ambulante, a pobreza dos esquetes, a interpretação de Ake Gromberg no limite da “teatralidade”, mas com uma intensidade emocional raramente vista. O público zombando às gargalhadas do chefe da trupe, gordo, patético, sendo espancado pelo ator que o traíra com sua jovem amante. O segundo canto do galo.
O circo, em preto e branco – sacada de gênio fugindo do previsível: cores, música esfuziante, a “alegria” que permitiria o escapismo ao espectador. E no final, Bergman, leitor de Nietzsche, o reverencia: O eterno retorno.
Em sentido contrário, as carroças no mesmo cimo da montanha silhuetadas, fecham o circulo. Negra imagem. Negro destino. O terceiro canto do galo.

CARLOS VEREZA
(www.carlosverezablog.blogspot.com)

Ainda não assistiu ao filme? Clique aqui e saiba mais:

http://www.geocities.com/Hollywood/Agency/8041/n_circo.html


Com o nosso carinho Coruja,

Corujão da Poesia da Barra - 17/08/09

Nos registros do fotógrafo Júlio Pereira, algumas das presenças da noite da última segunda-feira 17, na Livraria DiVersos, na Barra!





















Mais fotos: Clique e acesse!
http://picasaweb.google.com/julioinx/CorujaoDiVersos090817#

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

NEM A CHUVA DESENCORAJOU OS CORUJAS!

Aniversário do coruja e promotor Eduardo Paes com direito a bolo, poesia da melhor qualidade e muito aconchego na Liraria DiVersos. Confira!


Eduardo Paes posa com a filha Carol;



O poeta Antonio Ricardo;



Viviane Vieira, Thelma Fraga e Natália Parreiras;



Bia Fittipaldi, Isabela Sabóia e Anna Marzocchi;



Heloisa Feo e mais uma sorteada da noite;



O poeta e cineasta Raphael Aguinaga, responsável pelo curta-metragem sobre o Corujão;



O poeta Manoel Herculano;



A pianista clássica e pintora Thamar de Araújo Geiser.

Quer ver mais?

Clique: http://picasaweb.google.com/julioinx/CorujaoDiVersos090803#

Contato:

contato@corujaodapoesia.com

Expediente

Natália Parreiras [Redação, Edição do blog e do site "corujaodapoesia.com" e Co-curadoria do movimento], é educadora formada em Letras pela UFPE e atualmente prepara seu quarto livro pela editora Ibis Libris.
Mais em: http://www.sonatainsone.blogspot.com/
Para contatá-la, escreva: natalia@corujaodapoesia.com