quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O CORUJÃO RECOMENDA: A HISTÓRIA DOS SEIOS DE ROSÁLIA MILSZTAJN

 

Lançamento do livro dia 8 de março, segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, a partir das 18h, na Casa de Cultura Laura Alvim, Ipanema.
Em A História dos Seios, Rosália Milsztajn explora as metáforas que envolvem esta parte da anatomia que é sinônimo de identidade feminina. Nestas páginas desfilam o orgulho e o pudor no peito das meninas-moças, os seios como armas de sedução na juventude, como símbolo de amor e alimento na maternidade. E é com delicadeza e coragem que a autora expõe a dor de mulheres cujos seios abrigam não só filhos e amantes, mas a ameaça de uma doença.
Psiquiatra, psicanalista e poeta, Rosália Milsztajn sabe explorar com rara sensibilidade feminina o delicado tema do câncer, sem autopiedade nem dramatismo. Através de breves histórias, a escrita de Rosália ilustra a insegurança com os primeiros sutiãs, o orgulho com os seios jovens, a vergonha do peito caído, a alegria da amamentação. Ao mesmo tempo, partilha a experiência de mulheres corajosas, que viveram o impacto do diagnóstico, a dor da mastectomia, o renascimento através das mamas de silicone. 
Intercalando poesia, emoção e ironia, as histórias deste volume rejeitam os subterfúgios e enfrentam de peito aberto os diversos momentos da batalha contra o câncer, pela vida. Dando voz aos temores e esperanças destas mulheres, geralmente silenciadas pelo sofrimento, a autora desenha pequenos retratos que compõem, em última instância, um mosaico sensível do feminino.

“Em suma, diversas figuras do imaginário feminino repontam em A história dos seios, entremeadas por relâmpagos de ironia, reflexão e poesia. Tudo isso faz com que o livro de Rosália seja imperdível, por sua coragem de falar sem subterfúgios de um tema tão fundamental, mas quase sempre engolfado por um erotismo prêt-à-porter, ou oculto pelo pudor de exibir a dor. Os seios, essa grande metáfora sob a qual todos nos abrigamos gregos e baianos, desde que o mundo é mundo". 
Geraldo Carneiro

Sobre a autora:
Rosália Milsztajn já publicou quatro livros de poesia: No Azul (Imago, 1991), Itgadal – Memória dos Ausentes (Diadorim, 1997), Luminosidades (7Letras, 2000) e Aqui dentro de mim (Aeroplano, 2003). Foi idealizadora de alguns eventos de poesia em livrarias do Rio de Janeiro e já teve seus poemas publicados em diversas antologias, revistas e jornais. Em 1999 venceu o Prêmio SESC de Poesia do Estado do Rio de Janeiro.


Serviço:
A história dos seios, de Rosália Milsztajn
para adiquirir visite o Blog www.ahistoriadosseios.blogspot.come peça o seu!
64 páginas | R$ 28,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato:

contato@corujaodapoesia.com

Expediente

Natália Parreiras [Redação, Edição do blog e do site "corujaodapoesia.com" e Co-curadoria do movimento], é educadora formada em Letras pela UFPE e atualmente prepara seu quarto livro pela editora Ibis Libris.
Mais em: http://www.sonatainsone.blogspot.com/
Para contatá-la, escreva: natalia@corujaodapoesia.com